Lugar de Criança é na Escola


Vamos vencer essa luta...

A nossa Constituição deixa bem claro: crianças com menos de 16 anos não podem trabalhar. Ou seja, é proibido contratar crianças porque elas têm que estudar. Mas, infelizmente, a lei não é obedecida. Nem aqui no Brasil e nem em quase todos os países do mundo.

Mas por que estamos falando sobre esse assunto? É porque hoje é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Essa data foi determinada pela Nações Unidas (ONU) para ser o dia de luta pelo fim da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

Cresce a exploração
Para você ter uma idéia, só aqui no nosso País, dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que, depois de 14 anos de queda, o número de crianças de 5 a 15 anos trabalhando voltou a subir. Triste, não?

O número de meninos e meninos trabalhadores saiu de 2 milhões e 77 em 2004 para 2 milhões e 93 mil em 2005. Só no campo do nosso País (na agricultura), há 1 milhão e 200 crianças trabalhando, o maior número da América Latina, segundo a OIT. Mas não é só aqui que isoo acontece. Há muitas crianças em lavouras de vários países. O campo é o lugar que mais reúne crianças trabalhadoras. Elas são cerca de 70% da mão de obra das plantações. Sabe o que isso significa? Que de 10 trabalhadores no campo, 7 são crianças de até 16 anos. Já pensou? É uma verdadeira exploração!

Cartão vermelho
Para chamar a atenção de todos sobre essa exploração, por todo o Brasil estão acontecendo várias manifestações contra o trabalho infantil. Em Brasília, por exemplo, uma mobilização reuniu nesta manhã mais de mil crianças e adolescentes no Museu Nacional. Todos retirados do trabalho infantil por meio de projetos sociais, os jovens, em um ato simbólico, levantaram um cartão vermelho àqueles que, com sua indiferença, ainda não fazem sua parte para a eliminação deste problema grave. Um cartão azul, com oito sugestões para que mudemos nosso comportamento também foi erguido.

Faça sua parte:
É muito importante combater formas de exploração do trabalho infantil. Por isso, se você ver uma criança trabalhando na rua ou no campo para ganhar dinheiro, avise! Conte para seus pais, professores ou ligue para os órgãos que cuidam desse assunto, como o ECA.


É ilegal crianças deixarem de estudar e brincar para trabalhar. Seja onde for: casas de família, como babás ou companhia para crianças, lavouras (plantações) ou cortes de cana. Dá pra imaginar uma criança trabalhando mais de oito horas por dia sem direito a educação, lazer e diversão? Claro que não! Então, vamos fazer a nossa parte: denunciar!










Um comentário:

  1. A verdade é que criança tem que está na escola, quando o Brasil reconhecer que isso é fundamental, ai teremos uma esperança de um País melhor.

    ResponderExcluir